A história do estetoscópio


  • E tudo começou com um tubo de papel.

    Estetoscópios modernos: 200 anos em produção.

    Em 1816, o médico francês René Laennec inventou o primeiro estetoscópio utilizando um longo tubo de papel laminado para canalizar o som do tórax do paciente ao ouvido. As versões variam sobre como exatamente Laennec criou sua invenção, mas estava claro desde o início, que as propriedades acústicas do tubo melhoraram muito a capacidade de Laennec para ouvir sons vitais do coração e do pulmão. Laennec criou o nome "estetoscópio" a partir de duas palavras gregas: stethos (peito) e skopein (para visualizar ou ver). Ele também chamou o seu método de usar a "auscultação" pelo estetoscópio de "auscultare" (ouvir).

    Vinte e cinco anos mais tarde, George P. Camman de Nova York, desenvolveu o primeiro estetoscópio com um fone de ouvido para cada orelha. Este projeto seria usado durante mais de 100 anos, com muito poucas modificações.

    Avanço acústico.

    Não foi antes do início dos anos 60 que o Dr. David Littmann, um professor da Escola de Medicina de Harvard, distinto cardiologista e reconhecido como autoridade internacional em Eletrocardiografia, patenteou um novo estetoscópio revolucionário, com muito melhor desempenho acústico. Ele ajudou a transformar um dispositivo de escuta simples em uma poderosa ferramenta de diagnóstico. A 3M adquiriu a empresa de estetoscópios do Dr. Littmann alguns anos mais tarde e continuou a refinar e melhorar seus projetos.

    Manteve relevância na Medicina do século 21.

    Hoje, os estetoscópios 3M Littmann são os instrumentos de diagnóstico de que milhões de profissionais médicos, em todo o mundo, utilizam e dependem todos os dias. Os médicos que dedicam seu tempo para aprender e praticar a auscultação são recompensados com uma habilidade valiosa, que os ajuda a avaliar rapidamente, diagnosticar e a monitorar seus pacientes.

    Estetoscópios são também uma forma importante para os clínicos fazerem o primeiro contato com seus pacientes. Usar um estetoscópio dá permissão ao médico ou enfermeiro para "tocar" um paciente, sem realmente tocar. Ele ajuda a quebrar o gelo, diminuir a apreensão e estabelecer uma conexão e relacionamento. O primeiro uso de um estetoscópio faz com que os pacientes sintam que estão sendo tratados da maneira certa.

    Inúmeras inovações 3M, tais como diafragmas ajustáveis, redução de ruído ambiente e conectividade Bluetooth® do estetoscópio, ampliaram as capacidades do estetoscópio Littmann, muito além dos mais ousados sonhos de Laennec (e talvez do Dr. Littmann). Os estetoscópios Littmann tornaram-se o padrão de ouro, pelo qual todos os outros estetoscópios são julgados, a marca que oferece qualidade acústica superior, desenho inovador e desempenho excepcional.

    Bluetooth é uma marca registrada da Bluetooth SIG.

SIGA A MARCA 3M™ LITTMANN®